::VIRTUALÍSSIMO::
conversando sobre comunicação digit@l

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Monitoramento virtual da criminalidade
não recebe apoio no Espírito Santo

A segurança pública é sempre listada entre os principais problemas sociais em todo o território nacional. No Espírito Santo isso não é diferente. Todavia, quando iniciativas como a de dois profissionais (um jornalista e um designer gráfico) aparecem como ferramentas concretas e praticamente gratuitas para auxiliar na proposição e execução de políticas públicas no setor, o que se vê é uma total falta de apoio de empresas e poderes constituídos.
Assim foi com o site http://www.gvcrime.org/, lançado ano passado, em Vitória (ES), pelo designer e mestre em psicologia Hugo Cristo e o jornalista Alex Cavalcanti. Segundo Hugo Cristo, que foi o desenvolvedor do site, o GVCrime é um projeto de pesquisa cujo objetivo é mapear visualmente os índices da violência dos municípios que compõem a região metropolitana da Grande Vitória (Espírito Santo) e divulgar gratuitamente um conjunto de dados organizados no tempo e espaço que possa ser utilizado tanto em pesquisas futuras que investiguem o fenômeno, quanto em políticas públicas que previnam ou minimizem os reflexos da violência.
Tal iniciativa esbarrou, entretanto, na necessidade de se manter uma estrutura mínima de funcionamento do projeto, com um ou dois estagiários (que deveriam ser subsidiados), sala com dois ou três computadores ligados à internet e telefone. Após passar o pires por diversas empresas privadas e instituições governamentais, o máximo que o projeto conseguiu foi um local para trabalhar, em uma faculdade privada de Vitória. Lamentável.
Mas por que isso ocorre com um projeto assim? Falta de criatividade? Não. Falta de utilidade? Muito menos. A imprensa capixaba já inclusive adota o site como fonte para suas matérias. O que acontece neste caso é um medo generalizado de apoiarem algo que pode confrontar e contrariar, com dados, determinadas ações e políticas adotadas pela área de segurança pública do governo estadual. Ainda no ano passado, o secretário de segurança pública anunciou o fechamento de bares, em determinadas regiões da Grande Vitória, em horários específicos. Os dados do GV Crime mostraram que tal medida seria ineficaz, com base em indicadores concretos. O governo, por sua vez, não apresentou quaisquer estatísticas que justificassem sua proposta. Resultado: o fechamento não vingou.
O que isso tudo tem a ver com esse blog? Tudo! Estamos falando de uma ferramenta poderosa, não só para o jornalismo on-line, mas para todos os outros veículos de comunicação que o queiram utilizar. Não deixem de fazer uma visitinha para ver como funciona o sistema. É realmente muito bom.

Marcadores: ,

3 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial