::VIRTUALÍSSIMO::
conversando sobre comunicação digit@l

quinta-feira, 20 de março de 2008

Web 3.0? Calma, muita calma nessa hora...

Hoje recebi uma mensagem da lista de discussão Jornalistas da Web sobre uma matéria publicada no Globo Online. Falava sobre Web 3.0. Santo Deus! Mesmo eu, que me considero um profissional ligado às novas tecnologias, não consigo vislumbrar quando nós, brasileiros, saberemos, na prática o que é isso. Mal entramos na era do que muitos chamam Web 2.0 e uma nova "versão" já começa a ser debatida. A referida matéria diz, entre outras coisas, o seguinte: "ir ao cinema, pedir pelo celular a lista de filmes em cartaz, comprar o ingresso após ler sinopses e dicas de outros espectadores e, de quebra, descobrir onde fica o restaurante mais próximo, com direito a mapa indicativo e notas de 0 a 10, dadas por outros freqüentadores do local".
Legal! Muito bacana mesmo, mas vamos botar os pés no chão, galera. Ainda nem vencemos a barreira da popularização da banda larga na telefonia convencional para acesso à internet, o que dirá a tecnologia 3G para telefonia móvel. Até onde sei, apenas uma operadora está utilizando a 3G, e isso há coisa de poucos meses. Diga-se de passagem, nem é a operadora de maior abrangência no mercado. Será que estou exagerando? Ou será que estou ficando velho? Ou as duas coisas?
Bem, de toda forma, sou sempre a favor da tecnologia. O que me incomoda, por vezes, é a rapidez com que as pessoas valorizam tanto algumas coisas que ainda nem palpáveis são. Estamos em plena descoberta dos benefícios que a nova fase por que passa a internet vem nos proporcionando (o que muitos chamam de Web 2.0). Mas e as coisas simples que ainda nos são úteis, tais como o bom e velho HTML, o e-mail, o hipertexto, dentre outras? Tudo isso continua aí, firme e forte. Vamos lá, vamos conversar e discutir sim sobre as novas tecnologias, mas sempre com moderação, sem esquecer que muito do que consideramos simples, às vezes ainda tem muito a oferecer. Muita calma nessa hora, pessoal... Até a próxima!

Marcadores: ,